"Inteligência emocional"
Um amigo perguntou-me hoje se eu me sentia uma pessoa inteligente emocionalmente...sei que, à partida, não nos vem nada à cabeça pa responder.Do género, mas como raio é que se pode ser inteligente emocionalmente?!?Esta frase talvez ajude na resposta...agora respondam-me vocês!:)
"A inteligência emocional...
é a capacidade de reconhecer os nossos sentimentos e os dos outros,
de nos motivarmos e de gerirmos bem as emoções
em nós e nas nossas relações"
Ainda bem que o QI não se mede tendo em conta esta inteligência...:p
*bjinhos*
6 Comments:
De facto é uma pergunta aparentemente absurda e confusa. Mas... vamos lá pensar depois de ler uma das definições possíveis de "Inteligência Emocional"! :)
O que será mais fácil: ser-se inteligiente ou emocionalmente inteligente? Humm... é bom que se comece a dar cada vez mais importância ao lado "emocionalmente inteligiente". Até porque todos nós temos o nosso dote, o nosso forte... o nosso mais que sublime. Já são poucos os que pensam que há uns mais inteligentes que outros,... precisamente porque qualquer um de nós é capaz de contrubuir para algo de uma forma que nenhum outro consegue. Perde então valor o nosso lado cognitivo... e ainda bem, porque saber não é só saber! :)
É necessário saber sentir... aquilo que é nosso e também o que é dos outros. Sentir a agir com sentimento e para o sentimento. Aproveitar a força de um simples bom momento e tirar proveito dele... Conseguir criar oportunidade até através de energias negativas. Tirar partido de uma lágrima,... enfim, conseguir ser Emocionalmente Inteligente.
Depois de tudo isto...
"Se a vida é curta, porque é que não começamos já hoje a sermos pessoas emocionalmente inteligentes?!"
É uma boa pergunta sim senhora...:)acho que não sou lá muito inteligente emocionalmente porque acho complicado entender os sentimentos dos outros já que nem os meus consigo entender!:p
Sentir e saber sentir. Criar paixão e ser artista nas emoções. Dar-lhes a volta quando necessário. Se preciso,... beijar uma lágrima com um sorriso nos lábios.
tipo... ser emocionalmente inteligente pressupoe meter racionalidade na questao. ate ai tudo bem mas mtas vezes nao pensamos, sentimos e mais nada.
=)
E muitas outras não sentimos, pensamos e mais nada. :)
Eu cá acho que a inteligência emocional é incluida implicitamente no QI. É subordinado, pois quem é inteligente, diga-se com QI decente, entende as outras pessoas e entende-se a si proprio e isso é tudo e apenas uma questão de raciocinio. O QI mede-se assim e não pelo nível cultural que se tem.
Post a Comment
<< Home