Thursday, May 18, 2006

"Inteligência emocional"

Um amigo perguntou-me hoje se eu me sentia uma pessoa inteligente emocionalmente...sei que, à partida, não nos vem nada à cabeça pa responder.Do género, mas como raio é que se pode ser inteligente emocionalmente?!?Esta frase talvez ajude na resposta...agora respondam-me vocês!:)
"A inteligência emocional...
é a capacidade de reconhecer os nossos sentimentos e os dos outros,
de nos motivarmos e de gerirmos bem as emoções
em nós e nas nossas relações"
Ainda bem que o QI não se mede tendo em conta esta inteligência...:p
*bjinhos*

6 Comments:

At 8:14 PM, Blogger Gabriel said...

De facto é uma pergunta aparentemente absurda e confusa. Mas... vamos lá pensar depois de ler uma das definições possíveis de "Inteligência Emocional"! :)

O que será mais fácil: ser-se inteligiente ou emocionalmente inteligente? Humm... é bom que se comece a dar cada vez mais importância ao lado "emocionalmente inteligiente". Até porque todos nós temos o nosso dote, o nosso forte... o nosso mais que sublime. Já são poucos os que pensam que há uns mais inteligentes que outros,... precisamente porque qualquer um de nós é capaz de contrubuir para algo de uma forma que nenhum outro consegue. Perde então valor o nosso lado cognitivo... e ainda bem, porque saber não é só saber! :)
É necessário saber sentir... aquilo que é nosso e também o que é dos outros. Sentir a agir com sentimento e para o sentimento. Aproveitar a força de um simples bom momento e tirar proveito dele... Conseguir criar oportunidade até através de energias negativas. Tirar partido de uma lágrima,... enfim, conseguir ser Emocionalmente Inteligente.

Depois de tudo isto...
"Se a vida é curta, porque é que não começamos já hoje a sermos pessoas emocionalmente inteligentes?!"

 
At 9:57 AM, Anonymous Anonymous said...

É uma boa pergunta sim senhora...:)acho que não sou lá muito inteligente emocionalmente porque acho complicado entender os sentimentos dos outros já que nem os meus consigo entender!:p

 
At 11:43 AM, Blogger Gabriel said...

Sentir e saber sentir. Criar paixão e ser artista nas emoções. Dar-lhes a volta quando necessário. Se preciso,... beijar uma lágrima com um sorriso nos lábios.

 
At 6:07 PM, Blogger R. said...

tipo... ser emocionalmente inteligente pressupoe meter racionalidade na questao. ate ai tudo bem mas mtas vezes nao pensamos, sentimos e mais nada.
=)

 
At 10:49 AM, Blogger Gabriel said...

E muitas outras não sentimos, pensamos e mais nada. :)

 
At 12:26 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu cá acho que a inteligência emocional é incluida implicitamente no QI. É subordinado, pois quem é inteligente, diga-se com QI decente, entende as outras pessoas e entende-se a si proprio e isso é tudo e apenas uma questão de raciocinio. O QI mede-se assim e não pelo nível cultural que se tem.

 

Post a Comment

<< Home