Wednesday, April 26, 2006

"As palavras pesam o que pesam as pessoas que as dizem"

Quem disse que em aula só se dão textos que são uma seca e de autores que não lembram "ao diabo"?!:p Há pouco em aula demos um texto que gostei...e gostei, especialmente, deste excerto que vos deixo. Porque para mim, durante a vida, podemos ouvir muitas coisas "más" de pessoas e ficar ou não magoados com isso...e essas coisas magoam ou não na proporção directa de quanto as pessoas "pesam" na nossa vida...da importancia que têm pa nós!E acho que isto acontece com todos nós...aquelas pessoas que gostamos muito pesam na nossa vida bem como pesam as palavras que nos dizem, sejam coisas boas ou coisas más...acho que a frase diz tudo..."As palavras pesam o que pesam as pessoas que as dizem"!


"Numa cultura verdadeiramente oral as palavras não são baratas: o parvo é o que fala demais. Tudo o que é dito tem um peso favorável ou desfavorável, por isso é preciso escolher bem as palavras. Numa cultura oral as palavras são suportadas pela presença, a energia e a reputação de quem fala; são as extensões do seu poder e chamam a atenção de quem ouve na medida da eminência de quem fala."

(Derrick de Kerckhove)

Quanto é que acham que pesam na minha vida?!?;)

6 Comments:

At 12:17 AM, Anonymous Anonymous said...

Os amigos é que são pesados... e tu és muito pesada, és gorda, obesa, esmagas a minha vida...
As tuas palavras é que são ouro.
E isto vem um pouco vincar o comment que fiz relativamente à Margarida Rebelo Pinto: é uma linguagem atafulhada mas que não pesa. É um discurso inchado, muito leve.
Não vale de nada falar muito para não dizer nada. Este tipo de pessoas cansam imenso e acabamos por desligar o cérebro (in)conscientemente mal elas comecem a falar.

Mas tu és gorda... oiço-t gorda :)
Jinho

 
At 1:14 PM, Blogger *Nádia Alexandra* said...

Nao axo que este texto tenha alguma parecença com o da Margarida R.Pinto...se achavas o dela literatura leve axo q esta já é um cado mais pesada!But that's my opinion!:)É bom saber q "tenho peso" na tua vida linda...:)*bjo*

 
At 6:00 PM, Blogger Gabriel said...

Nádia... faz-me um enorme favor. Importas-te de tirar o teu pé de cima do meu? É que estás a esmagar-me o corpo inteiro.



Pesas na minha vida...não muito, não pouco. Mas uma vez que sinto a tua presença mesmo quando não estás a "pisar-me" parece-me justo poder dizer que pesas na minha vida, o suficiente para o sentir. Por isso tem cuidado com as dietas. :)

Quanto a falar-te sobre o meu peso na tua vida, sinceramente não sei. Vou fazendo por ganhar uns kilinhos sem me preocupar com os que por aí vão ficando. Agora, quantos ficam?? :) Sabes tu!

O texto tem um peso desproporcional ao meu comentário. Não só pelo peso das palvras, mas também porque acabo por comentá-lo "de lado". Mas estou com febre... :)
Beijinho

 
At 7:54 PM, Anonymous Anonymous said...

Não sei se será como diz o título do texto,mas aceita-se.Contudo o peso de uma pessoa é relativo e por vezes pessoas que não nos dizem muito acabam por nos tocar bastante com as suas palavras.

Mesmo assim,acho que o texto está bem conseguido e que a ideia passa,sendo de fácil percepção.

Quanto peso na tua vida?Depende.Tu é que sabes.Mas isso não é muito imortante para a minha sobrevivência,uma vez que o mais importante é dar-mos o peso certo a nós mesmos.Espero que te "peses" bem.

Bj

 
At 12:10 PM, Blogger Gabriel said...

sim, no coração ninguém estorva ninguém. Se bem que ache que cada um tem o seu espaço... Não? :)

 
At 10:15 AM, Blogger Susana Nunes said...

É realmente uma ideia interessante, mas parece-me que deve ser igualmente pensada num contexto mais geral. Na nossa sociedade, o valor do que é dito depende sempre do valor da pessoa que o diz, no entanto, muitas vezes, este valor é resultado de factores errados, sobretudo económicos.

 

Post a Comment

<< Home